topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Carlos Morgadinho » Os "Mendigos"

 

Os "Mendigos"


Textos e Fotos: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Nesta minha ida recente até Portugal tivemos a oportunidade de verificar, quando deambulámos pelas suas cidades e vilas, de cenas salpicadas de mendicidade, criticas direcionadas ao sistema que nos governa e à Troika, que embora legalmente não nos governe mas que dá ordens, muitas com humor e até de pancadaria.

Uma das muitas que irei semanalmente apontar refere-se a dois indivíduos, ou mendigos (pensamos que sejam…) que sentados no Chiado, uma das artérias mais movimentadas da capital, não nos dirigiam palavras solicitando esmola mas tinham vários cartazes solicitando uma “ajuda” do peão que por ali passasse. Assim esses cartazes junto às respetivas caixinhas onde eram atiradas as moedas daqueles que se sentiam tocados, ou sensibilizados, por aqueles escritos: “Para mais cerveja”, ou ”Para vinho”, “Para whisky”, “Para ressaca” e outra que apresentava a sinceridade na mendicidade – “Pelo menos somos sinceros”.

Achamos bem original esta maneira de pedinchice, paramos e lé deixamos umas moedas na caixa do Whisky pois é a bebida da nossa preferência e, notámos, mesmo ao lado, um cachorro deitado bem esticadinho. Perguntámos porque é que aquele simpático animal estava permanentemente naquele estado, isto é, deitado. Por resposta disseram-nos que o cachorro estava na “Ressaca” que era o seu estado normal de estar no mundo. Boa. Gostámos desta.

Ah. Já íamos esquecendo – é que quando tirámos a foto um desses “mendigos” puxou dum cartaz que dizia: “Fotos 278 euros”. Bolas. Tivemos mesmo de fugir de imediato para o Rossio….

Para terminar pedimos aos nossos leitores que quando forem a Lisboa e passarem pelo Chiado, que parem junto deste duo, que já é figura típica daquelas bandas, e depositem umas moedinhas nas caixinhas, os das suas bebidas prediletas ou então na “Ressaca” para assim ajudar o cachorrinho que apanha “cadelas” à noite e vai curti-las de dia para o passeio daquela conhecida rua de Lisboa. Pelo menos fazemos uma obra de caridade e de reabilitação.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007